CONDOR HONORÁRIO

Comandante da Aeronáutica recebe título da Ordem do Condor Honorário

Título homenageia pessoas que contribuíram para o cumprimento da missão do Esquadrão Condor ou prestaram relevantes serviços à unidade aérea
Publicada em: 28/09/2023 08:18
Imprimir
Fonte: Sargento Rebecca Sarmento
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu o título da Ordem do Condor Honorário nessa terça-feira (26/09), no Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2° GT) - Esquadrão Condor, no Rio de Janeiro. A honraria tem como objetivo homenagear personalidades que contribuíram para o cumprimento da missão do Esquadrão Condor ou prestaram relevantes serviços à unidade aérea.

O Oficial-General presidiu a cerimônia, sendo recebido pelo Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva, e pelo Comandante do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, Tenente Coronel Aviador Davidson da Silva Paiva. A celebração contou ainda com a participação do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, entre outras autoridades militares.

Ordem do Condor Honorário

A Ordem do Condor Honorário é uma distinção de caráter permanente e foi criada com o objetivo de registrar, na história do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, a gratidão, o reconhecimento e o apreço de seu efetivo pelas pessoas que contribuíram de alguma forma para o cumprimento da missão do Esquadrão ou prestaram relevantes serviços à unidade aérea.

O Capitão Intendente Felipe de Oliveira Souza recebeu a numeração de Condor Honorário "dois quatro" e o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno recebeu a numeração de Condor Honorário "dois cinco".

Durante a Cerimônia, o Comandante da Aeronáutica Damasceno lembrou a relação especial que tem com o Esquadrão Condor, remetendo sempre à boas lembranças de sua infância e família, o que reforçou seu desejo de seguir carreira militar e chegar onde chegou. "Orgulho-me de receber este título, sendo agora o Comandante da Aeronáutica. Muito obrigado, Esquadrão Condor”, agradeceu o Oficial-General.

Fotos: Soldado Moraes